Sem-título

CPRE: Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica.

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, ou CPRE, é um procedimento no qual combina radiografias e o uso de um endoscópio, para diagnosticar e tratar problemas na vesícula biliar, ductos biliares e pâncreas.

Esse exame está indicado principalmente quando existe migração de cálculos (pedras) da vesícula biliar para o colécodoco, um canal que transporta bile do fígado e da vesícula para a porção inicial do intestino delgado.

Através de material específico, faz-se a retirada destes cálculos, evitando assim, necessidade de realização de um procedimento cirúrgico bastante complexo.

Você pode precisar da CPRE, ainda, para encontrar a causa de dor abdominal inexplicável ou amarelamento da pele e dos olhos (icterícia). Ele pode ser usado para obter mais informações se você tiver pancreatite ou câncer do fígado, pâncreas ou ductos biliares.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  Cirurgião Geral e Endoscopista em Boa Vista!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe