DRGE

Doença do Refluxo Gastroesofágico: Dicas

A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), como o próprio nome diz, está presença em pacientes que possuem sintomas ou complicações que afetam sua qualidade de vida causados pelo fluxo retrógrado de conteúdo gástrico ao interior do esôfago (o famoso “refluxo”).

Estima-se que, no Ocidente, 1 em cada 5 pessoas apresente queimação ou regurgitação ácida ao menos uma vez por semana.

Mais comumente, os sintomas surgem após alimentação exagerada, com alimentos picantes, cítricos, gordura, chocolate ou álcool e/ou ao deitar-se, mostrando a importância da gravidade no surgimento dos sintomas.

Entendendo os motivos básicos por trás do surgimento dos sintomas, conseguimos analisar e pontuar dicas simples que podem ajudar.

A primeira e mais importante: NUNCA TRATE SEM IR AO SEU MÉDICO. Os sinais e sintomas são parecidos com o de uma infecção e o uso de medicações erradas pode piorar o quadro.

Como já foi falado, o primeiro passo é uma consulta para o diagnóstico. O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico. Em alguns casos, pode ser necessário a realização de endoscopia digestiva ou pHmetria de 24 horas.

Após o diagnóstico correto o tratamento pode ser realizado através de dietas, mudanças nos hábitos de vida e uso de medicamentos.

Vou aproveitar para passar sete dicas:⠀

  1. Perda de peso e exercícios físicos podem ajudar.
  2. Não se alimentar nas 2 horas antes de se deitar;
  3. Evitar bebidas alcoólicas, assim como as gasosas;⠀
  4. Evitar frituras em geral;
  5. Evitar o consumo de café, refrigerantes, chocolate, chá mate e chá preto;
  6. Evitar alimentos muito temperados, apimentados e ácidos;
  7. Beber bastante água durante o dia, evitando junto ou próximo as refeições.

A mudança do estilo de vida age em boa parte das causas do surgimento do refluxo, tornando-se essencial no tratamento inicial. Na incapacidade do controle dos sintomas atribuídos à DRGE, pode-se optar pelo início do uso de medicações que diminuem o ácido no interior do estômago.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  Cirurgião Geral e Endoscopista em Boa Vista!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe